Câmara de Marabá homenageia 18 militares pelo Dia do Exército

A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara, Pedro Corrêa, e contou com a participação do general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Marabá celebrou o Dia do Exército entregando 18 comendas de Cidadão Marabaense, Honra ao mérito e Amigo de Marabá para personalidades de destaque entre os 2.500 militares que atuam nos quarteis da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede neste município.

A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara, Pedro Corrêa, e contou com a participação do general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota, Capelão Militar e 1º tenente José da Cruz e major Gianasi, chefe da Comunicação Social da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Pedro Corrêa lembrou que a Sessão Solene é realizada anualmente e que o Poder Legislativo se orgulha da presença do Exército no município de Marabá, onde atuam 2.500 militares em cinco quarteis. “O que seria de Marabá se não fosse a mão amiga do Exército em momentos de dificuldades? E nunca recebemos uma fatura para pagar”, reconheceu.

Major André Gianasi disse ser privilegio comemorar em sessão solene o Dia do Exército e a 23ª Brigada agradece a iniciativa da Câmara, que homenageia 18 militares, os quais representam todos os quarteis sediados em Marabá.

O capelão José da Cruz destacou a seus colegas que a imagem que o Exército passa mostra que se preocupa com a comunidade. Mas, ao mesmo tempo, eles têm de exibir o que há de melhor em cada um. “Agir da forma certa é a melhor maneira de se encontrar a paz”, enfatizou.

O secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães, reconhece que o Exército é um grande parceiro do município e clamou para que a instituição se aproxime mais das forças de segurança estadual e municipal. “Na área social, o EB está sempre presente, ajudando às vítimas da enchente, por exemplo”.

O general Pacelli agradeceu a iniciativa da Câmara em homenagear o Exército Brasileiro e lembrou que a 23ª Brigada, da qual é comandante, é a maior e mais poderosa da Amazônia. “Essa cidade hospitaleira é nosso cenário de operações e de vida. Trazemos a Marabá o legado da Batalha de Guararapes, trazendo sentimento de pertencimento e amor à terra que nos hospeda”.

Com quase 30 anos como vereador, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, deu uma aula de história, rememorando um tempo difícil em Marabá em que a Câmara precisou da ajuda do Exército para realizar sessão ordinária. “Temos de reverenciar os senhores, sempre. Houve época em que, para conseguirmos realizar sessão, precisávamos da ajuda do Exército. Para entrarmos na Câmara era uma loucura porque um grupo político que mandava em tudo e em todos ameaçava de morte os vereadores da oposição, como eu e a vereadora Vanda. Pedimos socorro ao general Valésio Guilherme de Figueiredo, o qual disse que a partir daquele dia o Exército estava democratizando Marabá. Os homens da Brigada foram dar segurança para os vereadores realizarem sessão. Eu costumo dizer que os militares participam do orçamento de Marabá injetando milhões no comércio, mas também da vida social, reformando escolas, ajudando nas enchentes e em ações médicas”, elogiou Miguelito.

Também participaram da solenidade os vereadores Márcio do São Félix, Cabo Rodrigo, Gilson Dias, Priscila Veloso, Marcelo Alves, Nonato Dourado, Pastor Ronisteu e Ray Athiê.

Os agraciados com título de Cidadão Marabaense foram: General de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota; Tenente Coronel QMB Alexandre Magno Deveza Pereira; 1º Sargento Adauto Rodrigues da Silva Filho; 2º Sargento Marcio Antonio Macambira Lobato; 2º Sargento Ismael Moreira dos Santos; e 3º Sargento Jurandir Mendes Lisboa.

Homenageados com Honra ao Mérito: Major Médico Cassiano Francisco Barbosa; 1º Sargento Márcio André Pedro dos Santos; 3º Sargento Ademar Ramos de Andrade; 3º Sargento Sidney Amorim Martins; 3º Sargento Marsoniel Monteiro Baima Teixeira; Cabo músico Romário Anderson dos Santos Araújo.

Os militares que receberam o título de “Amigo de Marabá”: 1º tenente Emmannuel Francisco Vieira; Subtenente Marcio Menezes Agertt; subtenente Alexandre de Almeida José; Subtenente Jonh Alexandre Bobsin Benício; cabo Francisco Júnior Miranda França; e soldado Otniel Araújo dos Santos.