Câmara Mirim realiza última sessão em 2019

O projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR), teve sua última reunião deste ano na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro. Muito emocionados, os vereadores mirins se sucederam na tribuna com palavras de agradecimento e mostrando o quanto a experiência foi importante para eles.
O vice-presidente da Câmara, vereador Ilker Moraes, usou a tribuna e falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Programa Câmara Mirim, que de acordo com ele, visa tornar o cidadão crítico e sabedor dos seus direitos e deveres, como cobrar o setor público por melhorias.  Para ele, os jovens saem com outra visão pelo trabalho que é desenvolvido por intermédio do programa.  “O projeto é importante para a cidade e para o futuro”. 
O vereador mirim Márcio Ferreira Lima disse que muita coisa boa foi feita durante o ano de 2019. “Formamos uma família nesse período. Não queria que isso terminasse, gostaria de continuar. Mas, é preciso que outros tenham a sensação do que é ser um vereador mirim”, declarou ele.
O garoto João Victor Araújo de Morais seguiu o sentimento que imperava no parlamento. “Com o passar do ano construímos uma amizade muito forte e não queria me separar”. 
Daniela Wemila Coutinho de Souza disse que o vencedor não é o que ganha, mas o que tenta, e ela considera os vereadores mirins todos vencedores, pela insistência e a luta para participar do programa. 
Já a vereadora mirim Revelly Milhomem, emocionada, disse que tem certeza de que o grupo ainda irá se encontrar. Ela avalia que a política é um ato de amor, porque quando se ama, se quer o melhor para a pessoa, e assim é o político quando gosta de uma cidade, ele quer sempre o melhor para a população. “As pessoas que entram aqui saem entendendo mais de política, e não vamos deixar de praticar o que aprendemos aqui”.
Micaely Oliveira dos Santos revelou que nunca imaginou que chegaria a um programa como este.  “Foi uma honra ser vereadora mirim. Nunca vou esquecer esse momento e as pessoas que conheci”.
Pedro Guilherme Rocha Gama Pereira, 2° secretário da atual Legislatura, apresentou seu requerimento para retomada das obras da escola Cisne Branco, na Folha 11. “A escola precisa de melhoria. No mês de agosto foi revitalizada, mas não teve cobertura no espaço para a prática de educação física e as salas não são climatizadas. Estavam construindo um prédio próprio para a escola, mas não teve andamento. Peço que as obas retornem”, clamou.
A presidente da 4° legislatura do Câmara Mirim, Sofia Silva Sousa, disse aos presentes que é um orgulho ter feito parte do projeto, e que a competência e empenho são palavras que definem os vereadores mirins de 2019. “A troca de conhecimento e experiência foi muito importante. Expresso todo o meu apreço pelas pessoas que nos ajudaram durante esse período”.
Priscila Veloso, que é vereadora da Câmara de Marabá, disse que quando viu que existia política, quando criança, logo quis seguir este caminho. “Parabenizo o projeto e todos que realizam. É uma referência para nossa comunidade”. 
Priscila também lembrou que o presidente da Câmara, Pedro Corrêa, tem dado todo apoio ao programa e conclamou as meninas que voltem como adultas para representarem a comunidade. "Apoio totalmente o projeto enquanto vereadora e ele é de fundamental importância para Marabá”. 
 A coordenadora da Escola Duque de Caxias, Silvia Cristina Pereira da Silva, destacou que os vereadores mirins aprenderam na prática o que só viam na teoria. “Esse é um programa muito enriquecedor, por oportunizar aos alunos mais cidadania. A aproximação do Poder Legislativo com a escola é muito importante”. 
Cristina ainda colocou que o programa não é só para formar cidadãos mais politizados, mas para dar força para que realizarem coisas que achavam que não poderiam fazer. “Eles compreenderam a importância do Legislativo para uma cidade. O conhecimento que irão levar é para a vida toda”. 
Gabriela Silva, diretora da Elmar, afirmou que o projeto traz bons resultados, com conhecimento político e dos poderes constituídos. Ela ressaltou que é preciso fortalecer a conscientização e destacou que quando se faz politica de verdade você está se importando com os outros. “É preciso ser político diariamente. Nosso projeto é modelo para todo o país”, contou. 
Gabriela lembrou que em 2019, o programa contou com 28 vereadores Mirins de 7 escolas públicas.  Ao final, os vereadores mirins da 4° Legislatura receberam uma homenagem com uma comenda.