Câmara realiza sessão solene do Dia da Bíblia e entrega comendas

15 personalidades e 1 instituição foram condecoradas

Em celebração ao Dia da Bíblia, os vereadores da Câmara Municipal de Marabá homenagearam na noite desta quinta-feira, 8 de dezembro, 15 personalidades e uma instituição religiosa com as comendas de Amigo de Marabá, Cidadão Marabaense e Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados para a sociedade marabaense. 
A composição da Mesa que dirigiu os trabalhos foi formada pelo representante da Igreja Católica, padre Cícero; representante das igrejas evangélicas, pastor José Armando; e ainda pelos vereadores Pedro Corrêa, Irismar Melo e Alecio Stringari e o ex-vereador Leodato Marques. 
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, abriu a Sessão Solene parabenizando a todos os homenageados da noite, colocando a importância da atuação deles para o município de Marabá em prol de ações sociais e religiosas. Pedrinho afirmou que a Casa realiza a solenidade por entender que a atividade religiosa é salutar ao espirito humano, pois aponta a um código moral a ser seguido pela humanidade. “Dessa maneira, buscamos demonstrar que a Câmara é sensível às manifestações religiosas, reconhecendo sua importância no seio social como construtora de caracteres altivos e prósperos”.
Leodato Marques fez uso da palavra e falou sobre a motivação para propor a sessão solene, que é de sua autoria. Em seguida, cada vereador convidou seu homenageado para receber a comenda.
Márcio do São Félix ponderou que tudo se torna mais fácil quando na família se forma bons cidadãos. “A igreja além de formar, recupera. A formação cristã familiar é que vai fazer a transformação do mundo”.
Morivaldo Maçal destacou que seu homenageado é um pastor que olha acima de tudo para o ser humano e tem um grande trabalho pelo município.
Pastor Ronisteu lembrou que a Bíblia é o livro mais vendido, amado e importante do mundo. Sobre seu homenageado, colocou ser uma pessoa simples e competente, e como pastor pratica um trabalho no anonimato, na restauração de famílias.
Alecio Stringari fez seu discurso agradecendo a Deus pelo momento. Disse que todos os homenageados possuem realmente algo de especial e realizam seu trabalho de forma exemplar. “Só vamos levar o que conseguimos construir. Não em bem material, mas em bem espiritual”.
Miguel Gomes Filho disse que a Câmara presta sua homenagem para aqueles que trabalham em prol do município. Falou que ser condecorado pelo Poder Legislativo é importante e que seus homenageados têm destaque em favor da comunidade religiosa. “Em nome do povo de Marabá é que os vereadores fazem a homenagem nesse dia”.
Irismar Melo reconheceu que os homenageados merecem as honrarias recebidas, pelos serviços prestados a Marabá. Enfatizou que sua homenageada é simples e humilde, de um coração enorme. Cativa a todos e tem a sensibilidade de sentir o coração das pessoas. “Ela atende e orienta as famílias. Merece ser reconhecida por esse Parlamento e pela sociedade, principalmente para a comunidade da igreja quadrangular”.
Ednaldo Machado Pinto contou estar muito alegre pela realização da sessão solene alusiva ao Dia da Bíblia e entrega de honrarias às pessoas de fé. “Esse é um dia memorável, Dia da Bíblia”.
Pedro Corrêa sustentou que as obras espirituais são muito importantes e questionou o que seria das pessoas sem um trabalho evangelizador como o dos homenageados”. 
O presidente agradeceu a Deus pelo ano de 2017 e disse que a pujança e dedicação dos vereadores em 2018 fará Marabá avançará bastante.
O vereador Rodrigo Lima subiu à tribuna e expôs os motivos que o fizeram homenagear Marinaldo da Silva Ramos, colocando seus trabalhos prestados em favor de Marabá.
Nonato Dourado falou disse que o entendimento da Bíblia, por vezes, é diferenciado e que quando sua mãe estava acamada leram a Bíblia para ela, o Salmo 91, e isso lhe trouxe refúgio para a alma. Frisou que o mais importante é ver a plenária lotada de pessoas de várias denominações religiosas, mostrando união.
Priscila Veloso falou que a causa divina é de proteger a família e a sociedade. “Momentos como esse é que constroem uma sociedade mais sólida, propagando o evangelho de uma forma geral. Meu homenageado é uma referência para mim, como cristã, com suas atitudes de homem de Deus, que realmente prega o evangelho como forma de vida. Aprendi a ser mais humana, humilde e a valorizar mais a Bíblia com o pastor Samuel”, revelou”.
O último a se manifestar foi o vereador Ilker Moraes. Para ele, todos os homenageados têm uma linda história e um grande trabalho de levar o nome de Deus.
Com a palavra franqueada aos homenageados, padre Cícero, indicado pelo vereador Márcio do São Félix, foi o primeiro a expor seu pensamento. Para ele, a maioria dos homenageados é de figuras de destaque, como lideranças de pastorais. “Temos de sair da nossa realidade para ver a beleza das outras religiões e valorizar a interação”.
Lady Anne de Souza, homenageada do vereador Pedro Corrêa, falou do seu trabalho na Diocese de Marabá, e disse que o Espírito Santo é o protagonista de toda missão. “Parabenizo a Câmara em realizar um ecumenismo como a sessão solene do Dia da Bíblia. Conhecer as nossas adversidades é importante, assim como Cristo cresça em nossas vidas”.
Pastor Armando Dutra falou que o salmista diz “Escondi a Tua palavra em meu coração para não pecar contra ti”. Falou que essa data é muito justa e surgiu há muito tempo. “Muitas pessoas contribuíram para a formação da Bíblia, e para que chegasse até nós e não foi escrita de uma só vez e nem em um único lugar”. 
Os homenageados com a comenda Amigo de Marabá foram: Cícero Edvam Magalhães, homenageados do vereador Márcio do São Félix; Donaldson Xavier Vieira Teixeira, condecorado pelo vereador Morivaldo Maçal; José Armando Mesquita Dutra, homenageado do vereador Pastor Ronisteu; Maria Lúcia Gomes, recebeu a comenda do vereador Gílson Dias; Regivaldo Oliveira de Carvalho, condecorado pelo vereador Alecio Stringari;
Os homenageados com o Título de Cidadão Marabaense: Rosalvo Guimarães da Silva, homenageado pelo vereador Miguel Gomes Filho; Rosilene Alcântara de Sá Araújo, recebeu a comenda da vereadora Irismar Melo; Kenedy Salles Viegas de Souza, homenageado do vereador Miguel Gomes Filho;
Homenageados com Honra ao Mérito: Igreja Evangélica Obra de Restauração, condecorada pelo vereador Ednaldo Machado; Eliziario Crisóstomo da Silva, homenageado do vereador Ray Athie; Evandro Fernandes Coimbra, recebeu a comenda do vereador Tiago Koch; Lady Anne de Souza, condecorada pelo vereador Pedro Corrêa; Marinaldo da Silva Ramos, homenageado do vereador Rodrigo Lima (Cabo Rodrigo); Paulo da Silva Costa, condecorado pelo vereador Nonato Dourado; Samuel Muniz Bastos, homenageado da vereadora Priscila Veloso e Valdemar Carlos Costa Castro, que recebeu a honraria do vereador Ilker Moraes.