Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia da Imprensa

Todos os homenageados foram condecorados com a Comenda de Mérito Jornalístico

O dia 13 de junho de 2018 marcou a realização da primeira Sessão Solene da Câmara Municipal de Marabá em comemoração ao Dia da Imprensa e entrega de comendas de Mérito Jornalístico às personalidades de destaque na área em Marabá. 

O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, usou a palavra e disse que a imprensa é um dos pilares que sustentam o Estado Democrático de Direito e contribui, sobremaneira, para o fortalecimento das relações dos poderes constituídos e a população, com a publicidade dos fatos e divulgação dos atos, constituindo um papel estratégico na formação de opinião e na melhoria dos serviços ofertados para a comunidade, de forma ativa e responsável. “A Câmara Municipal de Marabá presta esta justa homenagem aos profissionais de imprensa que exercem de forma corajosa as suas funções e lutam por uma Marabá mais justa, fraterna e igualitária”.
O decreto que instituiu a sessão no calendário oficial da Câmara foi do vereador Nonato Dourado e aprovado pelos 21 legisladores. “Mesmo sendo proposto por mim, é a Câmara de Marabá quem homenageia a Imprensa, em reconhecimento mais do que justo. Todos os dias temos dificuldades e lutamos para termos uma Imprensa com credibilidade e imparcialidade”.
Luciano Dias, secretário de Educação de Marabá, que esteve representando o prefeito Municipal, Tião Miranda, enfatizou que a democracia deve muito à imprensa, que é uma ferramenta indispensável para o Estado Democrático de Direito. “A imprensa é protagonista tanto na ascensão quanto na queda de personalidades. A credibilidade da imprensa é responsável por boa parte das mudanças em nossa sociedade. É importante que a informação chegue com responsabilidade. O reconhecimento é devido pelo papel que exercem”. 
Com a palavra cedida aos homenageados, o primeiro a subir na tribuna, foi Elvan Lopes do Vale, presidente da Associação de Imprensa de Marabá. Ele frisou ser uma honra representar a Imprensa de Marabá. Para ele, o papel do considerado quarto poder é fundamental para os avanços na cidade, e parabenizou o reconhecimento da Câmara aos profissionais e a classe como um todo, pela realização da sessão. 
Fabiana Barbosa disse que muitos colegas são importantes nos meios de comunicação e militam de forma ativa há muito tempo na função. “Trabalho na imprensa há 8 anos e desejo sonho com voos mais altos”. Ela ainda disse que enquanto cobria a paralização dos caminhoneiros sofreu, juntamente com sua equipe, uma agressão. “Peço que as pessoas tenham um pouco mais de respeito, independente de profissão”. 
Patrick Roberto, diretor de Redação do Jornal Correio, disse ter orgulho ter o pai dele (Mascarenhas Carvalho da Luz) como herói, pelo trabalho que exerceu na Imprensa de Marabá por mais de três décadas. Para ele, a atual legislatura está tendo um bom comportamento, e isso é visível na comunidade e reconhecido pela Imprensa.
Patrick ainda falou que os vereadores estão atentos às pautas da imprensa, porque logo após as informações serem noticiadas, se tornaram pautas em discussões na Câmara. Para o diretor do Jornal Correio, a Câmara tem acertado em cheio nas transmissões ao vivo das sessões, por oportunizar às pessoas a acompanharem os trabalhos do Poder Legislativo, dando publicidade aos atos e proposições dos vereadores. “É preciso que cada vez mais se invista nas transmissões ao vivo, sempre melhorando a qualidade desse serviço”. 
Mascarenhas Carvalho da Luz revelou que ficou muito emocionado com a homenagem e que não acreditava que isso ainda poderia ocorrer nesse momento, em que é “carta fora do baralho”, brincando com relação a não estar exercendo a função de jornalista atualmente. 
Todos os homenageados foram condecorados com a Comenda de Mérito Jornalístico. Miguel Gomes Filho homenageou Elhomar Lopes do Vale, e representando o vereador Ray Athie entregou a comenda a Wanderley Mota. Ednaldo Machado condecorou Elioenay Brasil; Elvan do Vale foi homenageado pelo vereador Pedro Corrêa; Fabiane Barbosa foi homenageada pelo vereador Morivaldo Maçal; Priscila Veloso entregou a comenda para Fabiano Moreira Ribeiro; Frank Varão homenageou Fernando Oliveira Guido; Cabo Rodrigo condecorou Gébson Assunção Oliveira; Márcio do São Félix homenageou Izael da Silva Carvalho e entregou, representando o vereador Tiago Koch, a comenda para Eleutério da Silva Gomes; recebeu também o Mérito Jornalístico Graciliano Pereira Silva, das mãos do vereador Gílson Dias; Alecio Stringari homenageou Ildenizaura Silva Cabral; Mariozan Quintão entregou o título a João Carlos Rodrigues; João Freitas foi condecorado pelo vereador Pastor Ronisteu; Cristina Mutran Beliche homenageou Jorge Mutran Beliche.
Irismar Melo homenageou o jornalista Ulisses Pompeu e também representou o vereador Marcelo Alves na homenagem ao redator Patrick Roberto. Irismar ainda falou e entregou as comendas aos homenageados da Mesa Diretora, Mascarenhas Carvalho e vereador Nonato Dourado.
Paulo Henrique dos Santos recebeu o Mérito Jornalístico das mãos do vereador Nonato Dourado; Beto Mirando condecorou Samuel Araújo Costa; Badeco do Gerson homenageou Victor Haôr Corrêa Dias; Ilker Moraes prestou homenagem de Mérito Jornalístico para Weliton Moreira. Por fim, o vereador Alecio Stringari também entregou a comenda à Associação de Imprensa de Marabá.