Sessão Solene marca encerramento do ano legislativo de 2019

O início da noite de encerramento do ano legislativo da Câmara Municipal de Marabá de 2019 e para entrega de comendas de Cidadão Marabaense, Amigo de Marabá e Honra ao Mérito à 27 personalidades da cidade,  ocorrida na noite desta quarta-feira, no plenário da Casa, foi em grande estilo, como o Coral da Igreja Assembleia de Deus Missão de Marabá, que trouxe um tom lírico ao evento e um clima de festa dos dias que antecedem o Natal.
Pedro Corrêa Lima, presidente da Câmara, abriu a solenidade agradecendo a todos os servidores, vereadores e à população pelo empenho e participação nas discussões que foram feitas pela Casa em 2019. “Com esta sessão, o Poder Legislativo encerra os trabalhos deste ano e homenageia as personalidades que se destacaram na prestação de serviços em prol do desenvolvimento de Marabá”.  
Em seguida, o presidente passou a palavra para as autoridades presentes. O comandante do 34° Batalhão de Polícia Militar de Marabá, major Edson Bailão Ribeiro, usou a tribuna e destacou que a Câmara foi incansável em seu trabalho em 2019. “A polícia agradece ao trabalho e ajuda dos vereadores. A violência está sendo combatida, ela diminuiu 40% em relação a homicídio e a roubo em Marabá”, garantiu.
Representando o prefeito de Marabá, Walmor Costa, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Marabá, opinou que 2019 foi um ano de parceria entre o Legislativo e Executivo, que mostraram para a população para que eles foram eleitos e o que estão fazendo, com muito trabalho. “Todos que moram aqui estão presenciando isso. Os principais elos desses avanços são Legislativo e Executivo”, reconheceu.
O comandante da 23° Brigada de Infantaria de Selva, general Carlos Henrique Teche, parabenizou todos os vereadores pelos trabalhos e o debate de ideias e aos homenageados pelo merecimento do recebimento das honrarias.    
Após o uso da palavra pelas autoridades, os vereadores entregaram as comendas aos seus homenageados. Entre eles, o médico ortopedista e traumatologista Fábio Ferreira de Lima foi o primeiro a falar e agradeceu pelo momento, dizendo que se sente honrado em poder contribuir com Marabá, com serviços prestados no Hospital Municipal.
Major Cleiderson Torres da Costa se mostrou feliz com a condecoração recebida. “Eu escolhi Marabá para morar. Esse é um momento de grande alegria, e por vezes o reconhecimento vem de fora”.
Messias Francisco da Silva, professor da Faculdade Carajás expressou seu respeito ao Poder Legislativo, destacando que é ele quem recebe e ouve as demandas da população. Usando um pensamento de Jean-Paul Sartre, o professor encerrou seu discurso ressaltando que a liberdade não está em fazer aquilo que se quer, mas aquilo que se pode fazer.  
Homenageado da noite e falando por todos os vereadores, Márcio do São Félix considerou muita honra usar a tribuna tendo recebido o título de Cidadão Marabaense. “Pra mim, depois de 26 anos de Marabá, me sinto muito honrado. Não é fácil ser vereador, pela luta que é feita. Não vamos desistir, vamos continuar aqui lutando”.
Os homenageados da noite foram: Fábio Ferreira Lima, Abraão Lopes da Silva, Maria da Conceição Bispo de Araújo (in memorian), Carlos Humberto Góes da Chagas, Carlos Antônio da Costa, Manoel Carlos Alves, Yuri Seguchi Chaves, Antônia Lima Barros, André Fernando Laurindo dos Santos, Wilson Alves da silva Filho, Rosileia de Jesus Santis Mourão, Denilson Oliveira, Omedio Ferreira Soares, Sibene Diniz Henriques, Euricy Freire Barbosa de Oliveira, José Agobar Frota Neto, Cleiderson Torres da Costa, Fábio Cardoso Moreira, Marcos Alberto Pereira Santos, Josué Soares Batista, Eliton dos Santos Silva, Messias Francisco Silva, Janete Morais Lopes, Guidoval Pantoja Girard, Raimundo de Oliveira Filho, Eduardo Alexandre Hermes Hoff e Antônio Márcio Farias Gonçalves.