Terceira sessão ordinária do Câmara Mirim foca no meio ambiente

Na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) recebeu os estudantes que fazem parte do Programa Câmara Mirim para realização da terceira sessão ordinária deste ano. E o tema foi “Meio Ambiente”, com apresentação de um relatório da Comissão Mirim de Meio ambiente.

Participaram do evento o presidente em exercício da Câmara, Ilker Moraes, os vereadores Márcio do São Félix e Edinaldo Machado.
Tayla Souza Cavalcante, presidente da Comissão Mirim de Meio Ambiente, apresentou relatório das ações realizadas e contou que as palestras de meio ambiente foram realizadas na Escola João Anastácio de Queiroz e também na Martinho Motta da Silveira, sobre os temas: “Poluição e reaproveitamento da água” e “Por que devemos cuidar do meio ambiente”. Também relatou que no dia 20 de setembro os alunos foram ao Parque Zoobotânico de Marabá, onde apreenderam mais sobre os cuidados com animais e os recursos naturais existentes na região.
O biólogo Manoel Ananis, da FZM, proferiu palestra aos presentes na sessão ordinária e mostrou a importância do trabalho de educação ambiental e a luta da instituição junto à SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) para transformar a fundação em zoológico, porque agora não é apenas criadouro de animais. “O trabalho de educação ambiental e pesquisas ampliam o leque da Fundação Zoobotânica e isso é muito importante para nossa comunidade”, disse.
Ele também falou sobre os programas de manejo e revelou que a FZM já soltou mais de dois mil animais na natureza ao longo de sua história. “Temos desafio porque muitas pessoas não entendem que a criação de animais silvestres em casa pode trazer riscos de diversas naturezas. Eles podem atacar repentinamente”, alertou.
O vereador Márcio do São Félix elogiou o trabalho do Programa Câmara Mirim e dos estudantes, que estão entendendo o trabalho do vereador e como eles podem contribuir para melhorar as condições de vida da população.
Ilker Moraes parabenizou os estudantes que fazem parte do projeto e desejou que continuem se dedicando como fiscal do serviço público em seus bairros.
Todos os vereadores mirins presentes fizeram uso da tribuna e apresentaram requerimentos, todos eles voltados para o tema meio ambiente, como arborização em vias públicas e escolas.